Amor Ou Consequência

Ir em baixo

Amor Ou Consequência

Mensagem por Valdeci C. de Souza em Qui Jun 28, 2012 10:52 am

Viver, entre outras coisas, é um ato de medir as consequências e, à medida que a idade avança, esta premissa vai se tornando uma realidade. Uma dura realidade. A criança não tem por hábito racionalizar suas escolhas e muito menos avaliar as conseqüências de seus atos. Razão pela qual a criança é mais sincera na medida em que não precisa usar de eufemismos tão próprios dos adultos e muito menos compreender as tais “mentiras sociais”. A criança é ação, atitude e sua vida é focada única e exclusivamente no presente. No decorrer da vida esta criança irá aprender (ou não), a dura realidade de saber fazer suas escolhas a aceitar (e sofrer) as consequências de seus atos. No início do filme Amor e Consequência, uma produção francesa dirigida por Yann Samuell, os jovens Julien e Sophie estão na fase da vida em que tais preocupações estão muito longe de suas ingênuas realidades. Por não terem uma boa base familiar e possuírem relacionamentos problemáticos, este aprendizado (de medir as consequências) irá trazer a ambos uma vida repleta de altos e baixos. Uma verdadeira montanha russa de sentimentos de amor e ódio.

Julien (Guillaume Canet) é uma criança solitária e sensível que vive mais em sonhos do que na própria realidade que o cerca. Na escola é desprezado por todos por ser uma criança retraída. Sophie (Marion Cottilard), por outro lado, é o oposto de Julien por ser atrevida e a ter uma atitude mais independente perante a vida e aos outros. Igualmente sofre preconceito na escola por ser polaca. Dois jovens de personalidades tão distintas tornam-se amigas e unem-se para enfrentarem a dura situação imposta pela violência escolar e por que não dizer, a indiferença familiar. Esta relação de Julien e Sophie, da infância à idade adulta, é mostrada no decorrer de toda a trama. O que os une é um jogo em que ambos desafiam-se mutuamente. Aquele que está de posse da “caixa mágica” precisa cumprir o desafio imposto pelo parceiro. A princípio uma brincadeira de criança de desafiar professores e de fazer uma travessura aqui e ali. Nada muito sério e até divertido. Com o passar dos anos esta ingênua brincadeira vai tomando contornos mais perigosos já que os desafios vão se tornando cada vez mais difíceis e arriscados.

Esta brincadeira de um desafiar constantemente o outro é, antes de tudo, uma forma que eles encontraram de desafiar a sociedade que os reprimia e os desprezava. Isto no início da brincadeira e de forma inconsciente, claro. Já como adultos a brincadeira tem outros contornos e serve basicamente para expressarem suas inconformidades com a falta que ambos possuem de não saberem definir o que um sente pelo outro. Esta dualidade de amor/ódio ou escolhas/consequências são a tônica de boa parte do filme. Mas não pense que o filme é “cabeça” demais. Com certeza você irá se emocionar.



A forma narrativa é interessante e diria até que bem lúdica bem ao estilo da linguagem jovem. Fantasia, teatro, animação e o mundo mágico dos sonhos fazem parte da narrativa e serve para dar um charme todo especial a esta produção. A interpretação das crianças dá um charme especial e os atores adultos não comprometem de forma alguma. Aliás, a química entre eles é muito boa. A trilha sonora ajuda, e muito, a contar a história deste amor inconseqüente com a canção “la vie em rose” interpretada por Luis Armstrong, Donna Summer, Trio Esperança e Zazie em vários arranjos interessantes. Uma história de amor um pouco diferente do estilo comédia romântica que estamos acostumados a assistir na cinematografia americana. De qualquer forma uma história romântica onde é possível discutir a relação de forma adulta e fazer o espectador pensar nas causas e consequências de suas escolhas na vida. Afinal, quando adultos precisamos avaliar estas escolhas e levarmos em conta as consequências de nossos atos. Ou não…

avatar
Valdeci C. de Souza

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 60
Localização : Cachoeirinha

Ver perfil do usuário http://maisde140caracteres.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum