A Dama Azul

Ir em baixo

A Dama Azul

Mensagem por Valdeci C. de Souza em Qui Jun 28, 2012 10:20 am

Maria Fernándes Coronel y Arana mais conhecida como Maria de Jesus de Ágreda (02/04/1602 – 24/05/1965) foi nomeada abadessa do convento franciscano de Ágreda (fundado pelos seus próprios pais) aos 25 anos de idade. Além de freira da Ordem da Imaculada Conceição, foi uma importante escritora mística espanhola e conselheira do Rei Filipe IV. Por ter recebido diversas aparições de Nossa Senhora recebeu autorização do papa para publicar sua famosa obra “Cidade Mística de Deus”. Segundo o documento intitulado “Memorial Benavides” escrito pelo Frei Alonso de Benavides (1580-1636) a abadessa Maria de Jesus possuía o dom da bilocação (estar presente em dois lugares ao mesmo tempo) e com este dom ficou conhecida como A Dama Azul. Consta que em 1625, aos 23 anos de idade, começaram suas experiências místicas. Levitou diante dos olhos de suas irmãs e protagonizou todo tipo de “exterioridades” ou fenômenos sobrenaturais. Entre os anos de 1929 e 1930 o Memorial Benavides relata que a Dama Azul apareceu na América e evangelizou inúmeras tribos indígenas no Novo México.

Em 24 de maio de 1665 Maria de Jesus de Ágreda morre aos 63 anos de idade em seu mosteiro. Seus manuscritos, cartas e notas são trancadas em uma arca com três fechaduras para garantir que se faça um uso adequado de seu legado. As anotações de suas “visitas” à América não estão ali. Ela mesma as queimou anos antes, quando tentava apagar aquelas “exterioridades” de sua memória.

Frei Alonso de Benavides e o próprio Rei Filipe IV entrevistaram a abadessa Maria de Jesus de Ágreda em seu convento na província espanhola de Sória. Apesar de suas inúmeras aparições na América para evangelização indígena jamais deixou seu convento em Espanha.

Em 1673 iniciou-se o processo de beatificação tendo sido declarada Venerável pelo Papa Clemente X. Passados quase 400 anos após sua morte, seu corpo continua incorrupto (não sofreu deteriorização) e encontra-se exposto na Igreja do Convento de Ágreda.


Maria de Jesus de Ágreda
Javier Sierra usa o personagem Carlos Alberto como seu alter ego para narrar suas próprias experiências e as tais “coincidências” que viveu durante o processo de documentação para escrever o livro A Dama Azul. Um relato interessante, fluente e repleto de mistérios sobre a vida desta mulher que conseguia bilocar-se e percorrer distâncias enormes sem que seu corpo saísse de seu mosteiro para evangelizar tribos indígenas no Novo México. Ficção e realidade num livro que se lê de um fôlego só.

Na primavera de 1991 Jennifer Narody, que mora em Los Angeles, sonha repetidamente com uma fantasmagórica mulher vestida de azul. Por desconhecer as razões que a levam a ter sempre os mesmos sonhos procura a ajuda de uma psiquiátrica chamada Linda Meyers. Ela ainda não sabe, mas a tal Dama Azul apareceu, três séculos antes, para os chefes de uma tribo indígena no Novo México. Por ser uma pessoa sensitiva e com alguns poderes paranormais a psiquiatra descobre que Jennifer foi uma militar que trabalhou para o governo americano em um projeto ultra-secreto. O projeto Cronovisão consistia em experiências com sensitivos e paranormais com o objetivo de desenvolver uma técnica para permitir que estas pessoas pudessem visualizar ou até mesmo voltar ao passado e desta forma usar estas informações militarmente. Todavia Jennifer foi afastada do projeto visto que estava sofrendo psicologicamente com tais experiências. Seus sonhos recorrentes com a tal dama azul e a história de seus antepassados vão surgindo para o leitor à medida que vai relatado a sua vida e seu trabalho para a psiquiátrica.

Em 1629 em Gran Quivira, Novo México Sakmo, filho do chefe da tribo Jumano, tem a primeira visão de uma jovem muito bonita de pele branquíssima toda vestida de azul que lhe dirige a palavra e o ensina sobre um novo Deus que sua tribo deve seguir. Acrescenta ainda que toda sua gente precisa aprender e, acima de tudo, aceitar a nova religião e o novo Deus. Informa ainda que a tribo será visitada por homens brancos que irão ensinar-lhes a boa nova. Depois desta aparição outros chefes de outras tribos no Novo México também começam a ter a visão da jovem de azul precedida de uma luz intensa que os ensina sobre o cristianismo e os convoca a aceitarem a nova religião e a abandonarem a vida pagã. Intrigados com a rapidez com que as tribos indígenas aceitam a catequização e, em muitos casos, buscam desesperadamente serem convertidos ao cristianismo frei Alonso de Benavides segue para o Novo México para investigar o que está acontecendo na América e que mistério cerca a tal jovem a quem os índios chamam de A Dama de Azul. Seria a aparição da Nossa Senhora?

Na primavera de 1991 em Madri, Espanha uma tempestade de neve deixa o jornalista Carlos Albert da revista Mistérios isolado no distante povoado de Ágreda. Lá ele conhece o convento fundado no século XVII por aquela mulher de hábito azul. Intrigado com seus poderes decide investigar. Enquanto isso em Veneza, Itália o padre Giuseppe Baldi estudioso da história da música também terá que enfrentar outras situações inusitadas e a ter que investigar a morte de seu colega de grupo intitulado “Os Quatro Evangelistas” e a aparição da mulher toda de preto com seu sapato escandalosamente vermelho.

Passado e presente vão se intercalando nos capítulos seguintes e os personagens vão surgindo à medida que a história é contada. A ligação entre os acontecimentos de 1629 no Novo México e Espanha com os fatos de Los Angeles e Itália em 1991 vão tomando forma e os nós vão sendo desfeito aos poucos. Até mesmo a aparição de um grupo de Anjos surge para explicar os acontecimentos passados e a revelar segredos de estado do presente. Para quem gosta de literatura de mistério com pano de fundo histórico baseado em personagens reais vale à pena a leitura.
avatar
Valdeci C. de Souza

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 61
Localização : Cachoeirinha

Ver perfil do usuário http://maisde140caracteres.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum