Cinelogin Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MPB

+2
Lucy in the Sky
FelDias
6 participantes

Ir para baixo

MPB           Empty MPB

Mensagem por FelDias Qua Jun 27, 2012 10:33 pm

Tópico para discutir nossa Música Popular Brasileira.
FelDias
FelDias

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Lucy in the Sky Qua Jun 27, 2012 10:38 pm

Eu jurei aproveitar todas as oportunidades pra dizer que não gosto de MPB.

Não gosto de MPB.

Pronto, agora não tenho mais o que fazer aqui.
Lucy in the Sky
Lucy in the Sky

Mensagens : 267
Data de inscrição : 27/06/2012

http://livros-e-pinguins.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por FelDias Qua Jun 27, 2012 10:44 pm

Ok, anotado.
FelDias
FelDias

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Tica Qui Jun 28, 2012 9:55 am

Eu gosto bastante de MPB, principalmente se formos falar do Tropicalismo. Ele que veio como um 'protesto' diante de uma sociedade que estava em plena época da ditadura e que se inspirou no “Manifesto Pau-Brasil” (Oswald de Andrade) e tal.

Gosto também desse apelo às raizes. Nós temos um hábito de achar que tudo o que é nosso (brasileiro) é ruim. Um grande exemplo são os filmes nacionais, o que está mudando atualmente, mas mesmo assim, lentamente.

Ninguém é obrigado a gostar de MPB porque é brasileiro, mas ela não é só música, é história. [Acho que estou ficando chata tongue )

Mas enfim, adorei saber que "Velha infância" é a música mais tocada e tudo mais.

Tica
Tica

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Lucy in the Sky Qui Jun 28, 2012 10:02 am

É extremamente irritante o discurso de que nós temos a obrigação de gostar do que é brasileiro. A versão mais leve do mesmo discurso, que apenas recomenda que a gente prestigie o que é brasileiro é só menos chata. A arte vale pelo que ela é, não pelo lugar de onde veio. É simples assim. Eu valorizo o que me agrada, e o que me agrada por vir de qualquer lugar. E "ser história" também não me diz nada. Há várias formas de se envolver com a realidade do país, e não é a intenção de um estilo musical que pode me fazer gostar dele, e sim a forma como a intenção é colocada em prática.
Lucy in the Sky
Lucy in the Sky

Mensagens : 267
Data de inscrição : 27/06/2012

http://livros-e-pinguins.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Tica Qui Jun 28, 2012 2:08 pm

É um discurso que nos leva a um "Triste Fim de Policarpo Quaresma", mas como eu gosto de ver as coisas também pelo seu lado histórico, quis me posicionar.

E apesar de geralmente só ouvir Deep Purple, Whitesnake e Piaf em Looping eterno, tenho uma queda por MPB. Wink

Tica
Tica

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Lucy in the Sky Qui Jun 28, 2012 2:16 pm

Eu pesquisei muito e dei chance a vários estilos musicais, alguns que eu nem conhecia. MPB, música barroca, chinesa (tradicional), folk, thrash metal etc. Ouvi alguns álbuns de MPB, além das muitas músicas que eu já tinha ouvido (morando no Brasil, é impossível não me deparar com o gênero de vez em quando), e de tudo o que eu experimentei, o que ficou comigo foi aquilo que me conquistou pelo próprio conteúdo, que é o único jeito de me conquistar. O resto eu larguei sem pena.
Lucy in the Sky
Lucy in the Sky

Mensagens : 267
Data de inscrição : 27/06/2012

http://livros-e-pinguins.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Tica Qui Jun 28, 2012 2:45 pm

Olha Lucy, dar chance a estilos musicais não é fácil. Eu geralmente procuro músicas quando ouço em algum lugar e elas ficam passeando na minha mente (Exceto, claro, abertura de uma novela aí que começa com um 'oi,oi,oi' Evil or Very Mad . Tenho ódio!)

Umas cantoras brasileiras recentes na minha vida:

- Céu: Amo essa mulher. Com um som leve e o toque jamaicano, acho muito agradável de ouvir. No entanto não dedico minha vida a isso tongue

- Karina Buhr: acho as múscas dela muito doidas e só cheguei a ouvir o 1º CD porque um amigo insistiu. O show dela é bem melhor que ouvir somente o CD, mas ela tem uma críticas interessantes em suas letras e tal.

- Tulipa Ruiz: Ah, falei tanto mal dela que depois de um tempo comecei a gostar de algumas músicas. Parece que é trilha de uma novela aí (não assisto novelas e nem gosto) e agora ela se popularizou.

- Tiê: Legal, legal. O 1º CD é melhor do que o segundo, mas não é um orgasmo.

Tica
Tica

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por FelDias Qui Jun 28, 2012 7:43 pm

Eu sou suspeito pra falar de MPB. Cresci ouvindo Chico, Tom, Caetano, Gal, Gil, Bethânia... esses caras todos. É um estilo que eu curto bastante, não por ser brasileiro, nesse ponto eu concordo com a Lucy (apesar de gostar da historicidade apontada pela Tica). Mas é um estilo que privilegia a voz, a letra e a percussão de uma maneira que eu nunca vi em nenhum outro. É difícil encontrar músicas com letras mais ricas do que na MPB. Chico Buarque, em particular, é o melhor letrista que eu conheço.
FelDias
FelDias

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Lucy in the Sky Qui Jun 28, 2012 7:49 pm

Eu não ligo muito pra letra. Gosto de música que dá mais atenção à música, que é o que eu escuto primeiro. Se eu gostar, dou atenção à letra, mas depois posso até esquecer a letra (é justamente o que eu faço quando ouço Journey). Foi um problema que eu tive com a MPB. Aquela sensação de cadê a música.
Lucy in the Sky
Lucy in the Sky

Mensagens : 267
Data de inscrição : 27/06/2012

http://livros-e-pinguins.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Jack Ryan Qui Jun 28, 2012 8:33 pm

Acho que a maioria do pessoal, se fossemos perguntar, concordaria que a arte deve ser avaliada pelo seu próprio valor, acima de sua origem. Tb não gosto dessa coisa de "valorize o que é nosso". Até pq é um terreno bem escorregadio: quem aqui acha que devemos valorizar o "ai se eu te pego" pq é brasileiro? O que fica implícito é que a gente deve valorizar fulano pq ele é brasileiro e "bom", mas bom é relativo, e voltamos ao início.

Enfim, dito isso tudo, gosto de MPB. Muito fã do Chico. Mas confesso que às vezes tenho um pouco de dúvida ao traçar linhas entre o que é MPB e o que é outros estilos.
Jack Ryan
Jack Ryan

Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 43
Localização : Sydney, NSW, Austrália

http://proscontras.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por FelDias Qui Jun 28, 2012 8:37 pm

O que se chama de MPB é muito diversificado. Tem samba, tem bossa, tem até rock.
FelDias
FelDias

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Jack Ryan Qui Jun 28, 2012 8:52 pm

Exatamente o que me confunde um pouco. Alguns exemplos são a Clara Nunes (samba) e a Cássia Eller (rock).
Jack Ryan
Jack Ryan

Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 43
Localização : Sydney, NSW, Austrália

http://proscontras.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Tica Sex Jun 29, 2012 8:34 am

FelDias escreveu: Chico Buarque, em particular, é o melhor letrista que eu conheço.

Adoro o Chico! Acho que 'Construção' é uma das músicas mais conhecidas nesse sentido por conta das proparoxítonas no final de cada estrofe. Acho todo mundo teve ela como exemplo no ensino médio tongue

Ah, e 'Cotidiano' e 'Roda Viva' são umas das minhas prediletas!
Tica
Tica

Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por alas Sáb Jul 14, 2012 11:10 am

FelDias escreveu:O que se chama de MPB é muito diversificado. Tem samba, tem bossa, tem até rock.

Exatamente. Talvez seja o "estilo" de música mais diversificiado existente...=D

Aliás, talvez a Lucy possa ter se focado no que normalmente se convenciona a se chamar MPB (especialmente a safra mais atual), por isso ela diz que não gosta do estilo. Não que eu esteja rotulando-a ou ainda reforçando o discurso de que ela precisa ouvir porque ela é brasileira (até porquê eu também não concordo com isso), é apenas uma teoria.

Dito isso, eu gosto bastante, especialmente o que foi produzido na década de 60/70 (Chico, Secos e Molhados, Ney Matogrosso, Som Imaginário, Mutantes, A Cor do Som, Milton Nascimento, Gilberto Gil, etc...).

alas

Mensagens : 10
Data de inscrição : 28/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por FelDias Sáb Jul 14, 2012 4:22 pm

alas escreveu:
Aliás, talvez a Lucy possa ter se focado no que normalmente se convenciona a se chamar MPB (especialmente a safra mais atual), por isso ela diz que não gosta do estilo. Não que eu esteja rotulando-a ou ainda reforçando o discurso de que ela precisa ouvir porque ela é brasileira (até porquê eu também não concordo com isso), é apenas uma teoria.

Não, não é isso não. Eu conheço a Lucy, ela é chata mesmo. Razz
FelDias
FelDias

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Guste84 Sex Ago 29, 2014 9:30 am

Primeiro Post.
Amo/sou MPB.
Guste84
Guste84

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

MPB           Empty Re: MPB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos