[Wii] Cruis'n e Need for Speed Nitro

Ir em baixo

[Wii] Cruis'n e Need for Speed Nitro

Mensagem por Jail em Seg Jul 02, 2012 11:42 am

Cruis'n

Comprei o jogo porque faz parte de uma série que curti muuuuuuuuuuuito no N64. Curti esse também, apesar de o jogo ser capenga mesmo. A Midway parece que lançou uma 'beta version', não o jogo final. Os gráficos são bem fracos mesmo, e tem muuuuito bug. Sem falar nos loadings eternos. Não sei como pode ter tanto loading assim se o game não tem gráficos pesados pra carregar. O Need for Speed Nitro tem gráficos muito superiores e não tem esse loading infernal daqui.

Sobre o jogo em si, ele é meio Cruis'n USA porque tem só pistas americanas (sem pistas ao redor do mundo como o World, ou pistas em outros planetas como o Exotica), isso é bom, e como o Cruis'n World, você não precisa chegar em 1º pra avançar. Você passa adiante se chegar até o 3º lugar, e isso é bom também. Mas a jogabilidade é toda vindo do Cruis'n Exotica que é o jogo da série menos curtido e lembrado pra quem jogava no N64 (ele inventou uns frufrus que quem jogou os 2 primeiros não curtiu muito, sem falar que quando ele saiu já tinha muitos outros games de corrida no N64. Acabou passando um brancas nuvens). E isso é ruim.

Então, como o Exotica, esse Cruis'n do Wii, também temos aquelas pistas totalmente malucas, praticamente pistas de montanha russa, onde é difícil manter o carro nas estradas, ainda mais com tráfego e outros competidores na pista. E o game conta também com aqueles turbos que faz seu carro ficar nas duas rodas e que quando acerta outro carro, ele faz mil piruetas no ar. É mesmo legal fazer essa piruetas, mas no fim é algo a mais que faz com que fique difícil manter seu carro na pista. Resultado: manter seu carro na pista aqui é algo praticamente impossível (como no Cruis'n Exotica). Mas apesar disso, é possível ganhar as corridas (eu, pelo menos, consegui). O game não é difícil.

Um ponto muito e muito positivo do game: A 'Starting Girl' e a 'Thophy Girl' ainda estão lá. E digitalizadas!!! Duas mulheres de verdade. Uma dá a largada nas corridas e a outra te dá o trofeu se chegar em primeiro (graças que não resolveram fazer mulheres em CG, e nem poderiam, o game não ia ter potência pra carregá-las). E a galera torcendo também está lá (digitalizada também), mas aparecem no começo da corrida, não no final como no USA e World. Prefiro eles nos fins da corrida, mas considerando que o Exotica ele não aparecem, então não deixa de ser um avanço. Pelo menos isso faz com que você se sinta que está jogando um game da série. E isso pra mim, conta muito a favor do game.

Conclusão: Não me arrependi de comprar e jogar, porque no fim gosto de jogos de corrida poha louca mesmo como esse aqui (eu gostei do Exotica também apesar de achar o USA e World bem superiores). Mas não recomendaria pra ninguém, mesmo o fã mais afoito da série, já que a Midway deveria ter feito um quase remake do original e seguido sua jogabilidade mais simples, sem os frufrus do Exotica (que quem jogou na época não curtiu), e pra piorar lançou o game de qualquer jeito sem dar uma melhorada nos gráficos e dado uma aliviada nos loadings (os game originais eram em cartucho, que não tinha esse loadings, pô!).

Need for Speed Nitro

Tecnicamente, a EA fez um trabalho bem bom mesmo. O jogo foi feito diretamente pro Wii, então ela soube explorar bem os recusos do console. Gráficos, som e jogabilidade bem top (bem diferente do Cruis'n onde tudo é muito pobre demais). E ela escolheu um estilo que me agrada mais é que o de 'pegas pela cidade'. Nada de competições em autódromo e ultrarealismo na jogada. Aqui são carros turbinados, disputando pegas (e com direito até a polícia se metendo no meio - curioso é que tem pistas no Rio de Janeiro e a polícia lá fala português mesmo Pare o Carro! Pare o Veículo! ), lembrando minha série querida Cruis'n USA. Mas tem dois problemas que me incomodam no game:

01) Controles: Aqui se pode jogar com todas possibilidades de controles que o Wii tem. Assim pode se escolher jogar com o a) Wiimote sozinho e na vertical; b) o Wiimote sozinho e na horizontal (pra usar o Wii Wheel); c) a dupla Wiimote e nunchuck; d) o Wii Classic Controller, ou e) o velho e bom controle do Game Cube. O problema aí é que não se pode configurar os botões no controle. Se escolhe um tipo de controle, os botões já estão configurados sem possibilidade de mudar. E isso é bem ruim, porque no Classic Controler (e no do GC), para acelerar e freiar, se faz isso no L e R. O que não curto. Vim da época do Snes/Nes então me acostumei a fazer isso no A e B mesmo. Sem falar que o modelo novo do Classic Controller (aquele preto que parece o Dual Shock) usar o L e R dele pra acelerar e freiar fica ruim, já que a possição do botões não é muito boa, aí tem que usar o Classic Controller antigo que tem L e R melhores pra fazer isso (já o controle do GC eu não testei, então não sei). E outro problema é que não curto usar o analógico ou o sensor do Wii pra mudar a direção do carro. Prefiro o direcional digital mesmo. A velha cruzinha.

Assim seria o meu ideal:

Sim, direcional digital pra virar o carro e A e B pra acelerar e frear. No Cruis'n dá pra jogar assim, já que lá o único controle que se usa é o Wiimote na horizontal e nele se tem a opção de usar o sensor pra virar o carro ou usar o velho d-pad pra fazer isso. Então, nele dá pra se jogar como se jogava no Nes e Snes. Bem agradável pra mim. Infelizmente, nesse Need for Speed não tem como se configurar isso. Não tem a opção de d-pad em nenhum dos controles (mesmo se for usar o wiimote na horizontal como no Cruis'n, o game não dá a opção de usar o d-pad, tem que usar aí o sensor do Wii). Pra mim, a melhor opção fica mesmo se usando o Wii Classic Controler antigo. Se usa o analógico (melhor que usar o sensor do wiimote) pra virar e o L e R dele são melhores que o do modelo mais novo do Classic Controller. Mesmo não sendo o ideal (pra mim), é o que uso.

02) Modos de Jogos: Jogo de corrida pra mim, é mais pra 'relaxar e gozar'. Não sou expert mesmo no gênero, então só curto entrar na corridas e vencer. Só isso. Sem muito frufru. O Cruis'n, por pior que seja, me dá isso. Tem o modo Circuit, onde se entra numa corrida, e se chega até em 3º, parte pra outra. Simples assim, até o final. Aqui infelizmente o jogo te obriga a melhorar sua performance em várias categorais de jogo. O modo Career, você começa em uma localidade (a 1ª é Rio de Janeiro), e lá tem 2 pistas e nelas vários modos de jogo, que dependendo da sua performance nesses modos, lhe dá estrelas, essas estrelas lhe dão acesso a mais modos de jogo e a possibilidade de destravar os próximos circuitos. Por exemplo, o 2º circuito Cairo, você tem que ter 20 estrelas pra destravar, e como cada modo de corrida lhe dá 5 estrelas, no máximo, então é obrigado a encarar mais de um modo pra ir pra outro circuito. Ou seja, você fica duas pistas correndo infinitivamente vários modos de jogo para poder chegar o nível de estrelas que vá fazer você partir para outras duas pistas (e lá vai fazer a mesma coisa). Achei isso um porre e bem burocratico. Custava colocar o modo Circuit simples do Cruis'n Usa: 'Venceu, partiu pra próxima'? Não estou falando pra eliminar esse modo Career mais complicado, mas poderiam ter colocado o outro também, né, EA?

Conclusão: Apesar de no geral ter gostado desse Need For Speed Nitro e dele ser tecnicamente bem superior ao Cruis'n (e coloca superior nisso), infelizmente, a falta de possibilidade de configurar os botões dos controles como eu quero, e a falta de um modo Circuit mais simples, sem frufrus, vai fazer eu jogar mais o game da Midway mesmo.
Jail

Ver perfil do usuário

Re: [Wii] Cruis'n e Need for Speed Nitro

Mensagem por Jail em Seg Jul 02, 2012 11:43 am

Duas Retíficas:

01) E acabei dando uma olhada no The Fast and the Furios Drift (Velozes e Furiosos 3) no arcade no shopping aqui perto. Esse game que deu origem a esse Cruis'n do Wii no fim das contas (A Midway renomeou o jogo já que perdeu os direitos sobre adaptação do filme). E o arcade é bem superior MESMO ao game, nem dá pra comparar, mas o Wii conseguiria fazer aquilo ali. Ele não é tão melhor que os Cruis'n de arcade, que o N64 até conseguiu adaptar bem pros consoles (acho que até o N64 conseguiria adaptar bem esse The Fast and The Furios Drift). O Wii conseguiria fazer aquilo ali com os pés nas costas, mas a Midway já tava com o pé na cova, já na semi-falência e acabou não fazendo o game direito.

02) Dei uma reolhada nos games Cruis'n do N64 e vi que as piruetas na séries começaram mesmo no Cruis'n World e não no Cruis'n Exotica. Mas no Cruis'n World, elas são mais difícieis de fazer e não tem tanta importância (é só pra ganhar segundos a mais na contagem final). Já no Exotica é mais fácil a manobra para fazê-las e acaba sendo importante fazer já que seu carro voa e ultrapassa competidores que estejam perto.
Jail

Ver perfil do usuário

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: